domingo, 24 de junho de 2012

O dono do primeiro gol Celeste: Nani


  Os primeiros gols da história do Cruzeiro saiu no dia 3 de abril de 1921 contra um combinado do Villa Nova e Palmeiras, time de Nova Lima, no extinto estádio do Prado Mineiro em Belo Horizonte. A equipe celeste, na época Palestra Itália, venceu por 2x0 e os gols, os primeiros da história do clube, foram marcados por João Lazzarotti, o Nani. 


 Nani nasceu em Gênova na Itália, em 1898 e mudou-se com a família para Belo Horizonte em 1902. Seu nome era Giovanni Lazzarotto, mas assim como a maioria dos imigrantes teve que abrasileirar o seu nome, passando a se chamar João Lazzarotti, durante a repressão do governo de Epitácio Pessoa, no Brasil.



Imagem do jogo entre Cruzeiro vs Flamengo-RJ no estádio do barro preto em 1923, o jogo terminou empato em 3x3 e a equipe celeste foi reforçada por jogadores do Plameiras-SP. João Lazzarotti é o terceiro jogador da esquerda para a direita, com chapéu de pescador.

 Nani começou sua carreira em 1915 defendendo as cores do Yale e foi um dos 13 jogadores italianos que saíram do Yale e foram jogar no Cruzeiro, de um total de 16 desportistas. Onde fez parte da primeira equipe e como dito, foi o autor dos primeiros gols da história do clube celeste.

 Os dois gols de Nani, sendo o segundo de falta marcado aos 16 min do primeiro tempo, não foram apenas os primeiros da história, como também marcou o inicio de uma era de grandes conquistas e de grandes artilheiros que passaram pelo clube, sendo ele o primeiro goleador. 

 Jogou pelo Cruzeiro até 1927, onde foram registrados 37 partidas e 17 gols marcados pelo atacante (Os jornais da época pouco registravam sobre as partidas e os autores dos gols).  Após sair da equipe celeste, foi defender as cores do extinto Grêmio, do bairro do Prado. Onde aposentou a chuteira a pedido de sua mãe, dona Vitória, que era atleticana e ficava desesperada ao ver seu filho marcar gols no seu time.

Por Rafael Barbosa

5 comentários:

  1. Olá! João Nani era meu avô e gostaria de saber qual a procedência da informação sobre nome, local e data de nascimento. Estou tentando conseguir seus documentos para cidadania italiana. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Sou o primeiro neto do Nani. Ele nunca me falou nada sobre a vida esportiva dele. Quem mais falou foi minha mãe, s filha mais velha dele (Nadir).Ela me dizia que ele era magoado com a falta de reconhecimento do Cruzeiro por ele. Nunca, nem uma vez, recebeu uma homenagem.

    ResponderExcluir
  3. Eu,Wanderson de Souza Leite ( de Diamantina-MG), torcedor e historiador do Cruzeiro o parabenizo e homenageio ( já estou providenciando a ampliação desta foto que tem o Nani e vou colocá-la com carinho na minha coleção de pôsteres do Cruzeiro).

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafael. Meu nome é Giuliano Almeida. Pesquiso sobre a história do Cruzeiro e tenho um perfil no Facebook e Instagram sobre o Cruzeiro, chama-se "Centenário do Cruzeiro 2021" "@centenariodocruzeiro2021". Peço licença para extrair parte do seu texto para uma postagem sobre o Nani. Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  5. Sou neta do Nani, a informação "aposentou a chuteira a pedido de sua mãe, dona Vitória, que era atleticana e ficava desesperada ao ver seu filho marcar gols no seu time." não procede, inclusive porque minha avó se chamava Gasperina Domenicci Lazzarotti e Vitória é na verdade, sua filha.

    ResponderExcluir